"Não basta ter belos sonhos para realizá-los. Mas ninguém realiza grandes obras se não for capaz de sonhar grande. Podemos mudar o nosso destino, se nos dedicarmos à luta pela realização de nossos ideais. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho; de examinar com atenção a vida real; de confrontar nossa observação com o nosso sonho; de realizar, escrupulosamente, nossa fantasia. Sonhos, acredite neles." (Lenin)


terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Hoje (terça-feira) às 19h, em frente ao DA de Comunicação Social da UNIFOR acontecerá o debate com a presença de Roberto Leher:

A luta contra a mercantilização da educação e por Autonomia e Democracia nas Universidades Pagas.

A mesa também contará com a presença de Raphael Martins, hoje dirigente do MCP (Movimento dos Conselhos Populares), mas foi dirigente do DCE UNIFOR no final de 2002, na época da histórica ocupação da reitoria da UNIFOR. Ele falará da experiência da ocupação da reitoria, que ocorreu em dezembro de 2002, como também de sua experiência em fazer militância estudantil em uma universidade particular.

Roberto Leher é um dos maiores especialistas, na atualidade, em termos do estudo sobre políticas públicas para a educação, como também sobre a situação das universidade no Brasil, como na América Latina. Ele é da faculdade de educação da UFRJ e pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação/UFRJ e do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ. É também membro de corpo editorial da Education Policy Analysis Archives, Membro de corpo editorial da Margem Esquerda, Membro de corpo editorial da Universidade e Sociedade (Brasília) e Membro de corpo editorial do Outubro (São Paulo). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Banco Mundial, educação, Ideologia, Globalização, desenvolvimento e Unesco. E foi presidente do ANDES-SN entre os anos de 2000 e 2002, portanto foi dirigente do ANDES-SN à época da greve histórica das universidades federais que ocorreu em 2001. Hoje um dos nomes mais respeitados quando se trata de abordar o tema da educação, não apenas do Brasil, mas dos países periféricos em geral.

Outros debates:

TERÇA-FEIRA / 11-12-2007


9h, no Auditório do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) da UECE, no campus do Itapery. Ele fica próximo ao Bloco da Medicina.
Tema do debate: Universidade Pública: Democracia e Autonomia. Será uma atividade da greve da UECE.
Contatos: Célio Coutinho - 9954-86-42 / Tânia - 9618-22-42

QUARTA-FEITA / 12-12-2007

18:30h, no auditório da história/UFC. Ele fica na área 2 do Centro de Humanidades, o CH-2.
Tema do debate: REUNI e projetos alternativos de expansão das IFES
Contatos: Misael - 8895-19-18 / Maria do Ceú - 8803-21-77




Nenhum comentário: