"Não basta ter belos sonhos para realizá-los. Mas ninguém realiza grandes obras se não for capaz de sonhar grande. Podemos mudar o nosso destino, se nos dedicarmos à luta pela realização de nossos ideais. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho; de examinar com atenção a vida real; de confrontar nossa observação com o nosso sonho; de realizar, escrupulosamente, nossa fantasia. Sonhos, acredite neles." (Lenin)


sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A UNivErSiDadE qUe TemOs e a UNivErSiDadE qUe QUeReMos

Bom dia, tarde ou noite – afinal não sabemos a que horas você está lendo estas letras.

Sabe, esta singela folinha de papel é mais do que uma apresentação, é na verdade um convite. Mas pêra ai... Um convite de quem e para que?

Bom, somos estudantes da Unifor como você, talvez de cursos diferentes, no entanto da mesma universidade. Nossa universidade é sem sombras de duvida muito bonita, tem diversas fontes, árvores e um centro de convivência coberto por mármore. Isso tudo é muito legal, no entanto, não essencial.

O que faz um prédio bonito cheio de fontes e luxo ser chamado de universidade? Para esse prédio ser chamado assim ele precisa ser uma instituição de ensino superior que prima por três coisinhas: Pesquisa, Ensino e Extensão.

Essas três coisinhas são comumente agrupadas pelos acadêmicos como tripé universitário. Acreditamos que o dito tripé anda meio guenzo na Unifor. Já notou como são poucas as bolsas de pesquisa e extensão na nossa universidade? Principalmente dentro dos cursos do centro de humanas.

Você já ouviu falar de alguma pesquisa produzida na Unifor que tenha como pressuposto melhorar a nossa sociedade em busca de uma mais justa e igualitária? Ou de algum projeto de extensão que dê voz aos estudantes e a sociedade como um todo? Você por acaso acha que a nossa linha de ensino nos prepara para mudar o que nos angustia, ou para nos transformar em escravos do mercado de trabalho.

Vamos alem. Você já deve ter ouvido falar que a Unifor é uma instituição sem fins lucrativos. O único problema é que esta instituição sem fins lucrativos, anda lucrando demais. A sua mensalidade subiu né? A nossa também. Se repararmos bem vamos notar que a mensalidade vem aumentando todo ano.

Esse aumento até que poderia ser justo, no entanto ele não vem resultando em uma melhoria da qualidade de ensino dentro da universidade. O aumento dos salários de nossos professores está defasado, temos um numero irrisório de bolsas de ensino e as contribuições para assistência estudantil ainda são uma grande piada.

Você já tentou comer na unifor? Pois é, imagina o que é fazer parte de um grupo de pesquisa, sem bolsas de ensino ou de um projeto de extensão como estagiário voluntário e ainda por cima ter que se alimentar gastando pelo menos 5 reais e isso sem ter uma alimentação de qualidade. A realidade podia ser um pouco melhor se ao menos tivéssemos um restaurante universitário.

Mas por que as coisas não mudam? É ai que entra nosso convite. Estamos convidando você a vim lutar por uma universidade de verdade. Por uma universidade mais humana que vá além de suas paredes. A lutar contra o aumento abusivo da mensalidade. A lutar por um restaurante universitário.

Somos estudantes, somos os principais atores deste imenso espetáculo e sem sombras de duvida o “show deve continuar”. Devemos ser protagonistas na luta pelas transformações e fazer o nosso próprio movimento, com a nossa própria melodia, só falta sua nota musical.

VOTE CHAPA 01 para um DCE autônomo e atuante nas lutas d@s estudantes!


Nenhum comentário: